Setembro Amarelo: pais de jovem que deu origem à campanha contam que dor não tem fim e alertam: 'se precisar, peça ajuda'
Em uma entrevista ao g1, Dale e Dar Emme, pais de Mike Emme, jovem que cometeu suicídio em 1994, compartilham como lidaram com a dor da perda. Mike, que tinha 17 anos e restaurava carros antigos, pintou seu Ford Mustang de amarelo, a cor que mais tarde simbolizou a campanha de prevenção ao suicídio.
O movimento começou após o velório de Mike, quando cartões com fitas amarelas e a mensagem "Se você precisar, peça ajuda" foram distribuídos. Essa iniciativa evoluiu para a campanha Yellow Ribbon (Laço Amarelo), que foi adotada globalmente para sensibilizar sobre a importância de buscar ajuda. Em 2003, a OMS instituiu o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio em 10 de setembro, e a cor amarela foi escolhida para representar a causa.
Os pais de Mike destacam que, embora a dor da perda nunca desapareça, saber que o legado de Mike ajuda a salvar vidas é uma fonte de consolo. O Yellow Ribbon já teve impacto positivo estimado em salvar 5 mil vidas e está presente em 47 países. Dale e Dar Emme recomendam que sobreviventes de suicídio vivam um dia de cada vez e se tratem com gentileza, evitando a culpa. Eles continuam a residir em Westminster, Colorado, e enfatizam a importância de pedir ajuda quando necessário.
Confira a matéria e entrevista completa clicando no link abaixo: https://g1.globo.com/saude/saude-mental/noticia/2024/09/10/setembro-amarelo-pais-de-jovem-que-deu-origem-a-campanha-contam-que-dor-nao-tem-fim-e-alertam-se-precisar-peca-ajuda.ghtml